21 de jul. de 2023

5 ferramentas para corrigir erros de sistema

Os erros de sistema são comuns ao longo do uso normal de um computador. Da mesma forma que nós ou qualquer ser vivo, o desgaste natural, o ambiente ou mudanças provocam diversas "doenças" nos computadores. 

Veja 5 ferramentas para corrigir erros de sistema.


Muitas vezes o computador começa a travar ou ficar muito lento e você pensa em formatar para resolver. 

Porém, muitas vezes basta usar algumas ferramentas do próprio sistema e de terceiros. É semelhante a dar um "remédio" ou "tratamento" para o seu equipamento. 

Formatar é um procedimento mais delicado, semelhante a um transplante, mais demorado e que leva mais tempo para recuperar. 

No caso do computador, leva mais tempo pois você terá de reinstalar todos os programas, recuperar arquivos e configurações etc.

Veja também: 

Como recuperar o Windows que não inicia

Faça uma economia incrível ao imprimir PDF!


Você vai se SURPREENDER com o Som dessa caixa!! CLIQUE nela para saber mais!

1 - Prompt de comando; 

Uma das formas manuais de "remediar" o PC é através do bom e velho Prompt do DOS, sempre presente em todas as versões do Windows. A famosa "tela preta" de comandos para os que começaram no mundo da informática a mais tempo. 

Um comando muito bom para corrigir erros de sistema é o SFC. Este comando serve para fazer a recuperação e correção dos arquivos que compõem o sistema operacional - o Windows. No caso do Windows XP ou anterior, será necessário o CD de instalação para executar o comando.

Existem várias maneiras de abrir o prompt de comando, porém a mais rápida é através do menu Iniciar, digitando CMD no campo de pesquisa (No Windows XP, menu Iniciar e Executar).

Abrindo a Janela do prompt você digita sfc/scannow e pressiona Enter.


01-Prompt de comando
O processo é um pouco demorado, variando de acordo com a configuração da sua máquina e da gravidade do "quadro". 


2-Comando sfc/scannow no Windows XP
Já no do Windows Vista em diante, é preciso abrir o prompt como Administrador do sistema para o comando funcionar. Ao digitar no campo de pesquisa do menu Iniciar, com o botão direito do mouse, clique no ícone do resultado da pesquisa e escolha a opção Executar como administrador, conforme imagem:


3-Prompt como administrador no Windows 7
Lembrando que do Vista em diante não é preciso o Disco de instalação. Basta digitar sfc/scannow, pressionar Enter.


4-Prompt - comando sfc/scannow

Veja também: Como transformar seu celular em webcam no Linux

2 - Scandisk; 

O scandisk é uma ferramenta que acompanha o Windows de longa data. Antes do Windows aliás, pois começou na versão 6.2 do MS-DOS. Serve para detectar e corrigir erros lógicos do disco rígido ou HD (erros de sistema), além de unidades removíveis como pen-drives e os "falecidos" disquetes, além de pesquisar setores danificados na superfície do disco (erros físicos).

A maneira mais rápida de executar a ferramente é abrindo o Windows Explorer, usando o atalho Windows + E (tecla com o logo do Windows entre Ctrl e Alt). Localize a unidade de disco do sistema operacional, normalmente Disco Local C: e clique nela com o botão direito do mouse, selecionando em seguida com o botão esquerdo a última opção, Propriedades.

Veja também: Você já tomou ciência do que é a Ciência?

5-Propriedades do Disco Local C:
Abrirá a janela das propriedades da unidade de disco, onde você deve selecionar a aba Ferramentas, onde a primeira opção é Verificação de erros, o mesmo que scandisk. Selecione Verificar agora para executar, abrindo mais uma janela com duas opções: Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente e Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los

A primeira opção fica marcada por padrão e é a que corrige erros lógicos. Geralmente quando o computador é desligado incorretamente ou por falta de energia, o scandisk é executado automaticamente nesta primeira opção. Já a segunda faz a correção física e é muito demorada, além de ser útil raramente, quando o HD apresenta problemas de Bad Blocks, que são clusters defeituosos. 

O que ocorre na prática é que quando chega neste ponto o disco rídigo está prestes a "morrer" e não há outra solução senão copiar o quanto antes os arquivos e comprar um novo. O ideal é criar o hábito de fazer cópias do arquivos para prevenir surpresas desagradáveis. Confira neste link as diversas formas de fazer backup.


6-Janela de ferramentas

No caso desta postagem o objetivo é corrigir erros de sistema. Portanto, usar apenas a primeira opção. Ao clicar em Iniciar, uma janela de confirmação aparecerá com a pergunta se você deseja verificar erros na próxima vez que iniciar o Windows, pois não pode verificar o disco enquanto ele está em uso. Isso é normal. Clique em Agendar verificação de disco e quando reiniciar a máquina ele irá executar o scandisk.


7-Confirmação do scandisk
Veja também: JBL GO 2 -  pequena Grande Potência de som!

3 - Restauração do sistema; 

Este recurso é útil quando o seu computador está muito lento e travando muito, após alguma mudança como um novo programa instalado. Você pode restaurar o sistema no estado em que estava antes da alteração. É importante verificar se a ferramenta já está ativada, antes de ocorrer algum problema, pois em muitos casos não está. 

Para ver se está ativada, pressione a tecla do Windows + E para abrir o Windows Explorer, localize o ícone do Computador e, com o botão direito do mouse clique no ícone e selecione Propriedades:


8-Propriedades do computador
Na janela que abrirá, selecione à esquerda a opção Proteção do sistema. Veja no meio da Janela de Propriedades do Sistema a unidade de Disco Local do Windows (normalmente C:). Selecione e clique no botão abaixo, Configurar:


9-Proteção do sistema
Marque a primeira opção de acordo com destaque na próxima imagem e confirme no botão OK. Agora o sistema automaticamente criará pontos de restauração até o espaço do disco que a Restauração do Sistema reserva ser preenchido, como aparece na imagem abaixo - Uso do Espaço em Disco.


10-Ativando a restauração
Para acessar quando precisar restaurar um ponto anterior, no Windows 7 o meio mais rápido é o menu Iniciar, digitando restaura no campo de Pesquisa, listando os resultados. Selecione a opção que aparecerá entre os primeiros, Restauração do Sistema:


11-Pesquisar ferramenta restauração de sistema
Abrirá a janela de Restauração do Sistema. Basta avançar para abrir a lista de pontos de restauração:


12-Restauração - restaurar
A lista terá os pontos de restauração salvos com as datas respectivas e programas que criaram antes da instalação. Escolha um ponto do dia anterior ou do último programa instalado, depois do qual o sistema começou a falhar e clique em Avançar.


13-Pontos de restauração
Confirme em Concluir e aguarde o processo, depois do qual reiniciará o sistema e mostrará o resultado.

14-Confirmar ponto de restauração

Acompanhe nesta vídeo-aula acima como fazer a restauração do sistema no Windows 7.


Já para quem usa o bom e velho Windows XP, acesse a restauração de sistema pelo caminho menu Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas de Sistema - Restauração do sistema.


15-Acesso à restauração do sistema no Windows XP
A janela de Restauração do sistema apresenta duas opções básicas - Restaurar o computador mais cedo e Criar um ponto de restauração. Deixe a primeira marcada e clique em Avançar.


16-Restauração do sistema
Escolha no calendário na próxima janela o ponto de restauração.


17-Selecionar ponto de restauração
Atente nas linhas em vermelho na próxima janela e prossiga no botão Avançar.


18-Confirmar seleção de ponto de restauração

Veja também: Grave e edite sons no Audacity

4 - Combofix;

Combofix é um ótimo software livre (freeware) que faz uma varredura no computador em busca de "programas espiões" ou spywares e programas maliciosos ou malwares, eliminando os "penetras". 

Este é um "medicamento pesado" que leva um bom tempo para processar, dependendo da configuração. Pode ser baixado neste link. Após baixar o arquivo, basta executar. O programa executa automaticamente sem fazer instalação. Clique em Eu Concordo para aceitar os termos de uso:


19-Termos de uso do Combofix
Se o anti-vírus do seu computador estiver rodando, aparecerá um aviso para desativar antes de continuar. Você precisa então identificar qual o anti-vírus, ao lado do relógio na barra de tarefas, clicando no ícone com o botão direito do mouse e buscando a opção de desativar / desabilitar.


20-Aviso de anti-vírus rodando
Após desabilitar clique em OK para fechar o aviso e continuar.

21-Execução do Combofix
Agora é só aguardar. Dá tempo de tomar um café, fazer um lanche...


22-Tela de execução do Combofix
Veja também

5 - Advanced System Care;

O Advanced System Care já adiou a formatação do meu sistema várias vezes. Um programa bastante completo, mesmo na sua versão free, removendo arquivos inúteis, corrigindo erros de registro, removendo spywares... Baixe o arquivo de instalação neste link

A instalação é bem rápida. Só é preciso atenção na pergunta ao final, como na imagem abaixo, onde você pode, se desejar, cadastrar seu e-mail para receber ofertas da empresa ou Desistir dos meus privilégios - como indicado pela seta:


23-Conclusão da instalação - Advanced SystemCare
A interface do programa é bem simples. Fica bem destacado ao centro o botão Examinar e por padrão todas as opções de Limpar e Otimizar.


24-Tela inicial do Advanced

  • A aba Acelerar tem recursos para otimizar o desempenho do computador, como: Modo Turbo, Acelerar inicialização, Otimização Profunda e Limpeza de Apps/Barra de ferramentas;
  • A aba Proteção é voltada para a navegação na internet; a Caixa de Ferramentas possui algumas funções extras que se você quiser usar, serão baixadas e adicionadas ao programa, como Médico do Disco e Desfragmentar Registro; 
  • Central de Ações fornece Segurança & Desempenho com proteção contra spywares, Atualizador de Drivers, Otimização de Disco e até Otimizador de Jogos. 

Também tem o Atualizador de Programas, recurso que não vem ao caso quando se quer recuperar o sistema, além de que os programas possuem uma função de verificar atualização ativada por padrão.

Estas ferramentas recuperam a "saúde" do PC em boa parte dos casos. Só não posso prometer eficácia 100% pois vai depender muito do "quadro" do "paciente". Esta medida ajuda a dar uma sobrevida ao equipamento, dando a você a oportunidade de copiar seus arquivos, antes de uma eventual formatação. 

Veja também: