29 de jul. de 2019

Como reduzir o tamanho de arquivos PDF on-line

Você está com dificuldade para enviar um arquivo PDF por e-mail? O problema é o tamanho? 

Descubra uma solução rápida e on-line...

A partir da rotina de suporte em informática, uma das dificuldades recorrentes que encontro é a de mandar e-mail com arquivo anexo muito grande, geralmente acima de 10 MB. 

e-mail institucional tem limite de tamanho para anexos. Muitos que atendo recorreram a recursos pouco práticos como dividir arquivos e enviar "à prestação". Os arquivos no formato PDF são os mais comuns.


Sem instalação!


Há uma ferramenta on-line muito útil voltada para reduzir o tamanho: o Smallpdf. Reduz em média 60%, sem perda de qualidade visível no documento. Confira no print abaixo a tela inicial do site:


como-reduzir-o-tamanho-de-arquivos-pdf
1-Página do Smallpdf
Bastante objetiva, apresenta logo na página inicial destaque em vermelho, onde você pode arrastar o arquivo PDF ou clicar em Escolher arquivo, explorando o local em seu computador onde este se encontra.


como-reduzir-o-tamanho-de-arquivos-pdf
2-Envio do arquivo
Terminando o envio e compressão, aparecerá a tela abaixo onde, além de poder fazer o download, é possível converter para arquivo DOC (do Word) ou em imagem JPG (formato de imagem dos mais usados na internet).


como-reduzir-o-tamanho-de-arquivos-pdf
3-Opções após redução do arquivo

Um senão...

O único inconveniente é o limite de dois arquivos por hora gratuitamente. É preciso esperar uma hora para enviar novamente, ou assinar a versão PRO, pagando uma taxa mensal ou anual. Vale avaliar de acordo com a demanda. 

E há naturalmente outros sites que oferecem esse serviço, alguns apenas com a opção de enviar o arquivo convertido para o seu e-mail

Veja também: Como imprimir PDF em formato de livro.