2 de ago. de 2022

Ligou o computador e nada apareceu no monitor? Tem falta de memória aí

Ele funcionava normalmente... Sempre que você precisava atendia. Porém, um dia, você ligou o computador e nada apareceu no monitor. Tem falta de memória aí.

O computador "morreu"! "Deu ruim"! Foi "para o saco"!
Tenho trabalho para entregar hoje! O que é que eu faço?

Antes de qualquer coisa (socar o equipamento ou jogar pela janela), respire fundo e procure se acalmar.

Na maioria dos casos, a solução do problema é muito simples: memória. 

IMPORTANTE: O procedimento indicado a seguir é indicado quando seu equipamento está fora da garantia de compra ou de reparo. É necessário abrir o gabinete, como orientado neste post.

Veja também: 

Memória computador
1-Exemplos de pentes de memórias

Conhecendo um pouco mais dos "pentes"


A memória de computador é chamada também de "pente". Esses pentes são encaixados na placa principal, chamada "placa-mãe". Para quem lembra dos velhos cartuchos dos antigos video-games como o Atari, é muito semelhante. São peças muito simples de instalar, porém fáceis de dar "mal-contato". Portanto, no mais das vezes, encaixar melhor esses pentes resolve o problema.


Placa-mãe Slot de memória
2-Exemplo de encaixe de memória na Placa-Mãe
O encaixe das memórias são como na figura acima, variando a cor que pode ser branco, amarelo, verde etc. São chamados Slots

Com o tempo é comum dar mal-contato devido a sujeira, transporte, entre outros fatores. 

O ideal é remover o pente e limpar os contatos dourados, com papel vegetal e álcool isopropílico (tipo próprio para componentes eletrônicos). Porém, na ausência destes, uma borracha e papel comum servem numa emergência. Neste caso, o papel serve para limpar os resíduos da borracha.


Isopropílico
3-Alcool Isopropílico

Os pentes são fixados com travas laterais. Para removê-los basta puxar para fora, como indicado na figura 4 abaixo:


Memória DDR2
4-Slots de memórias - travas laterais
Observe que o encaixe da memória possui uma divisão próximo do centro, de modo que o pente só encaixa "casando" essa divisão com a saliência do pente (veja na sequência de animação abaixo):


DDR2
5-Encaixe da memória
Para recolocar é preciso pressionar bem, fixando as travas laterais (observe na animação abaixo).



encaixe
6-Animação - detalhe das travas

Tipos mais comuns de "pentes" de memória

Os três tipos de memórias mais comuns são DDR 1, 2 e 3, dispostas nesta ordem na figura 1. A diferença está na saliência do pente, mais ou menos distante do centro. É importante identificar para ver a possibilidade de arrumar um pente emprestado com um amigo, caso a limpeza não resolva. 

E muitas memórias não vem identificado claramente qual o seu tipo. Outra forma também é consultar o manual da placa mãe, caso disponível.

Caso no seu computador tenha dois ou mais pentes e, mesmo após realizar a limpeza o problema persista, teste um da cada vez e teste em outros Slots

Enfim, com esse procedimento, em boa parte dos casos o computador volta a funcionar normalmente e por um bom tempo, como a experiência de trabalho em manutenção comprova.