terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Precisa acertar a data e hora toda vez que liga o computador? É hora de trocar a bateria.

Problema muito comum em computadores de longa data é, com o perdão da redundância, atrasar a data. 

A solução é extremamente simples: uma simples substituição de bateria, que fica na placa maior no gabinete (popular CPU), chamada Placa mãe

É uma bateria do tamanho de uma moeda de 50 centavos, aproximadamente, que pode ser adquirida não só em lojas de informática e eletrônicos, como até mesmo em drogarias é possível encontrar, com preços em média entre 3 e 5 reais, modelo CR 2032. Existem no mercado de várias marcas.


Bateria de lítio
1 - Bateria CR 2032;


ABRINDO O GABINETE

IMPORTANTE: O procedimento indicado a seguir é indicado quando seu equipamento está fora da garantia de compra ou de reparo. 

Com exceção de gabinete muito antigos, a abertura para fazer a troca pode ser feita apenas de um lado, de preferência com chave philips. Neste caso, a tampa do gabinete a ser removida é a do lado contrário onde a placa mãe está fixada, o que significa o lado contrário de onde estão as conexões do painel traseiro do gabinete, conforme a foto abaixo:


 2 - Destaque do lado do gabinete a ser aberto;


A localização da bateria varia nas diversas placas-mãe, porém é fácil de identificar. Observe na imagem abaixo. Em alguns casos pode ser necessário retirar algum fio ou placa de expansão, desimpedindo o caminho para fazer a troca.


3 - Bateria na placa "mãe";

Removendo a bateria:

Para retirar a bateria gasta, é preciso abrir levemente para fora a presilha de metal, destacada abaixo, podendo usar a chave philips ou de fenda. A bateria sairá impulsionada pelo contato abaixo da mesma, após abrir.

4 - Detalhe da presilha;

Para fixar a nova, o encaixe deve ser feito primeiro do lado da presilha (sentido contrário ao da seta da foto 4). Pressionando para encaixar.

Após a troca e ajustada a data/hora, somente depois de longa data, seu computador voltará a atrasar, pois com por cerca de 10 anos, que é o tempo de vida útil média desta bateria.

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário