quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como instalar Roteadores Wireless - (Internet com Modem roteado)

Nesta postagem mostrarei passo a passo como é feita a instalação de roteadores, independente de marca ou modelo, para quem tem conexão de internet com Modem roteado, ou seja, com conexão automática ao ligar o computador.

Para instalar o aparelho, veja um local o mais alto possível (roteadores possuem encaixes para parafusos, permitindo pendurar na parede, se for de sua preferência).


Painel traseiro
1-Painel traseiro - conexões

Na figura 1 temos as três conexões básicas que precisam ser feitas - da esquerda para a direita: fonte de energia, cabo de rede para o PC e cabo de rede do modem do provedor de internet.


Fonte
2-Fonte


Cabo de rede
3-Cabo de rede RJ-45

As figuras 2 e 3 temos o conteúdo básico que acompanham os roteadores. O cabo de rede para o PC deve ser conectado como na primeira figura, uma ponta no roteador e a outra no painel traseiro do gabinete (popular "CPU"), no local indicado abaixo:


painel traseiro
5-Local da conexão do cabo de rede na "CPU"
Deverá estar instalado já um cabo de rede no seu gabinete, que é o que sai do modem do seu provedor de internet. Esse cabo deverá ser ligado no roteador na entrada WAN conforme indicado na próxima figura: 


Entrada WAN
6-Destaque da entrada WAN do roteador



Note que a entrada WAN vem sempre destacada em todos os roteadores, ou com uma cor diferente das outras, ou um pouco separada, como nas figuras seguintes:


Entrada WAN
7-Exemplo de entrada WAN


Entrada WAN
8-Outro exemplo, destacada em azul a entrada WAN 


Entrada WAN
9-Entrada WAN destacada em amarelo
Por fim, a conexão entre o roteador e o computador "CPU" pode ser feita em quaisquer outras das entradas, chamadas LAN, podendo inclusive ligar vários computadores se precisar, compartilhando a internet via cabo:


Entradas LAN
10-Entrada LAN 
Enfim, estando tudo conectado, o próximo passo é configurar o modem no computador, o que pode ser feito via navegador: Internet Explorer, Chrome, Firefox ou outro de sua preferência. 

A forma de acessar é digitando o número de endereço IP do roteador, nome de usuário e senha, o que geralmente vem indicado em baixo do próprio aparelho, conforme próxima figura:


Dados de acesso
11-Dados de acesso roteador
Em configuração padrão na figura 11 temos o IP 10.0.0.1, Usuário admin e Senha admin. No seu roteador pode estar diferente, como abaixo, num roteador TP-LINK, onde ao invés do IP, há um endereço http:


Dados de acesso
12-Dados de acesso TP-LINK

Caso não haja a informação de acesso IP, é possível ver através da janela do prompt, acessada digitando CMD no campo de pesquisa do menu Inciar (Windows 7/8/10) ou Iniciar e Executar (Windows XP) e Enter



Menu iniciar
13-Menu iniciar - Pesquisa Windows 7


Abrirá a janela do Prompt do DOS, onde é possível ver o IP do roteador, digitando o comando IPCONFIG e pressionando Enter:


Comando ipconfig
14-Prompt do DOS (Windows 7)
Como ilustrado acima, no destaque em amarelo, o IP do roteador aparece na linha Gateway Padrão.

De posse do número do IP, abra então o navegador de sua preferência e digite o número na barra de endereços e pressione Enter. Aparecerá uma janela pedindo o nome de Usuário e Senha, que é o que está informado no próprio roteador, como na figura 12. Geralmente os dois são admin.


Roteador Firefox
15-Janela de acesso ao roteador no Firefox


Acesso Roteador
16-Janela de acesso no Internet Explorer


Chrome roteador
17-Acesso roteador - Chrome
Digitados o nome e senha, abrirá a tela de configuração: (imagem da configuração do roteador TP-LINK)


Tela de configuração
18-Tela de configuração do roteador

A tela do seu roteador pode aparecer diferente, porém os ajustes são similares, bastando localizar de acordo com as opções no menu à esquerda, na sequência abaixo.

Acesse a opção Interfaces LAN/WAN e pressione o botão Detectar, ao lado de Tipo de conexão da WAN para escolher automaticamente ou escolha a opção IP Dinâmico e pressione o botão Salvar.


Roteador TP-LINK
19-Interfaces LAN/WAN
A seguir, selecione no menu a opção Wireless, onde você escolherá o nome de sua preferência quer irá aparecer da rede WiFi, no campo indicado abaixo - Nome da rede Wireless e pressionando o botão Salvar:


Menu Wireless
20-Opção Wireless

Por fim, é preciso configurar a senha, na opção Segurança e WPA-PSK/WPA2-PSK conforme indicado abaixo, escrevendo no campo a sua senha para conectar o WiFi e Salvar. Confirme para reiniciar o modem, se for o caso.


Roteador - Senha
21-Configurar senha
Aqui o modem estará configurado e você poderá acessar a internet no computador, e conectar no WiFi (com a senha escolhida na configuração) no smartphone, notebook, tablet, kindle etc. 

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário