sexta-feira, 22 de julho de 2016

A gaveta do DVD não abre. O que fazer?

Os drivers de DVD ou gravadores de DVD começam a travar a gaveta após um tempo de uso, ou também tempo SEM uso. O aparelho ainda funciona. Ainda é possível rodar CDs, DVDs e gravar, apenas a gaveta está emperrando, devido a desgaste num pequeno componente responsável pela abertura da gaveta, dentro da mecânica do Drive. Esse componente é uma pequena correia de borracha do tamanho médio de uma moeda de 1 real.





Esta correia pode ser vista com a gaveta aberta. Para abrir, use um clip de anexar papel, pressionando no orifício abaixo da gaveta, com o o computador desligado de preferência, pois com ele ligado funcionará como se apertasse o botão de ejetar e a gaveta abrirá um pouco e fechará novamente.


Abrir manualmente
1-Clip para abrir gaveta "emperrada"

Observe na foto acima o orifício onde, com o auxílio de um clipe é possível abrir a gaveta do Drive de DVD. Na falta deste serve qualquer peça similar.

Abrindo manualmente
2-Pressionando para abrir
Basta pressionar para abrir a gaveta. Esta abrirá apenas alguns milímetros.


Abrindo manualmente
3-Abrindo manualmente

É necessário puxar a gaveta manualmente como na foto acima.
Correia gaveta
4-Correia ao centro

Veja a correia ao centro, presa em dois rolos. Ela é responsável por "empurrar" a gaveta ao pressionar o "Eject". Quando desgastada pelo uso e tempo ela falha e precisa ser substituída.
Correia-gaveta
5-Detalhe da correia da gaveta

Close da correia no Drive.
6-Correia nova


Com uma chave de fenda ou pinça, retire a correia. É preciso levar em uma loja de materiais eletrônicos e comprar uma nova do mesmo tamanho para substituir. Estes componentes são muito baratos, na faixa de 1 real. Fixar a nova correia requer um pouco de calma: prenda no rolamento maior (figura 7 abaixo) e estenda com a ponta da chave de fenda ou pinça para prender no menor. 


Correia - colocação
7-Detalhe da fixação da correia
Terminada a fixação, a gaveta voltará a abrir normalmente ao pressionar o botão Eject.

Pronto! Seu aparelho terá ainda longos anos de vida!

Escreva nos comentários, clique em curtir, visite a página do Facebook  e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário