24 de jan. de 2016

Instalação do LibreOffice

A instalação do LibreOffice é bem tranquila. O arquivo de instalação está disponível neste site. Para iniciar o download, clicar em Baixar a versão x.x.x (o programa é constantemente atualizado, variando a versão):



instalacao-do-libreoffice
1-Site para baixar o LibreOffice
instalacao-do-libreoffice
2-Ícone do Windows Explorer ^
Terminando o download, abra o Windows Explorer (ícone da pasta amarela - figura 2 na barra de tarefas, ao lado do ícone do internet explorer):


Localizando o arquivo para a instalação

Na pasta Downloads (fig. 3) estará o arquivo baixado. Caso tenha muitos arquivos baixados, clique em um deles e tecle L, para saltar direto para os arquivos iniciados por esta letra.


instalacao-do-libreoffice
3-Arquivo de instalação na pasta Downloads
Dê então duplo clique no arquivo para iniciar a instalação. As figuras a seguir mostram passo a passo cada fase da instalação, para esclarecer cada opção. Porém, se desejar instalar sem nenhuma alteração, basta clicar em Próximo em cada janela:


instalacao-do-libreoffice
4-Primeira janela do início da instalaçao


instalacao-do-libreoffice
5-Escolha do tipo de instalação
As opções de tipo de instalação permitem ou instalar todos os recursos ou escolher: se quer instalar, por exemplo, só o Writer (equivalente do Word); ou só o Calc (equivalente do Excel). 

Para a primeira instalação (e para não confundir), recomendo deixar na primeira opção, inclusive porque é possível alterar após instalado o programa.


instalacao-do-libreoffice
6-Última janela antes de começar a instalar
Aqui é bem tranquilo. Por padrão fica marcado para criar atalho na área de trabalho e, se quiser, marque a segunda opção para o programa iniciar automático ao iniciar o Windows.

Ao clicar em Instalar, após confirmar na janela padrão do sistema que surgirá em seguida, começará a cópia de arquivos e configuração. Leva um bom tempo para concluir, dependendo da velocidade do computador:


instalacao-do-libreoffice
7-Instalação concluída

Interface do pacote de aplicativos:

Abrindo o programa, aparecem todas as opções como na figura 8: Writer para textos, Calc para planilhas, o Impress que é equivalente ao Power Point; Base - banco de dados; Draw para desenhos e Math para fazer diversas operações matemáticas. 


instalacao-do-libreoffice
8-Tela inicial do programa
Não deixe de conferir aqui no blog dica para fazer impressões em formato de livro, usando o LibreOffice, neste link

Também como colocar índice remissivo nos seus textos, neste link e dicas para concursos aqui, pois as bancas cobram conhecimento deste pacote de programas para escritório.