16 de jan. de 2016

Como instalar o WhatsApp no seu tablet Android

Seu tablet pode servir, na falta de um smartphone, para ter acesso ao Whatsapp. Continue interagindo no zap acompanhando o passo a passo abaixo.


O tablet não dispensa um celular



Antes de tudo há um detalhe importante: se for o caso de você já usar o aplicativo em seu smartphone, terá de registrar novamente seu número no tablet, a não ser que seu aparelho possa ser usado como telefone também.

Ao voltar a usar no celular, aparecerá uma mensagem informando que não foi possível registrar seu número, pois o mesmo já foi utilizado em outro aparelho, ou seja: diferente do facebook, hangouts e vários outros aplicativos, o WhatsApp "prende" a sua conta ao primeiro aparelho onde você instalou, pelo número do celular, detectando toda vez que você instalar em outro... 

Então se a ideia é "revezar" de aparelho com frequência, neste caso não compensa, pois você teria de registrar novamente cada vez que mudasse do smartphone para o tablet e vice-versa. 

Outro detalhe é o código que será pedido durante o cadastro do número. Isso quer dizer que é preciso estar com o celular para receber o SMS com o código, digitando depois no tablet para concluir a instalação. Mesmo se o seu celular não for compatível com o whatsapp, servirá para receber a mensagem SMS com o código.

Dada a observação, para fazer a instalação no tablet é preciso alguns ajustes. A instalação é um pouco mais "chata" do que o normal, pois além da restrição de número e registro, o WhatsApp oficialmente é voltado para smartphones.

Ajustes no Tablet para instalar o aplicativo

Primeiro, é preciso baixar o arquivo de APK de instalação no seu tablet (abrindo essa postagem no navegador do aparelho). O arquivo pode ser baixado diretamente neste link: APK do Whatsapp

Enquanto é feito do download, vá nas configurações do sistema (fig. 1) e busque a opção Segurança (fig. 2). 

como-instalar-o-whatsapp-no-seu-tablet
1-Android configurações
como-instalar-o-whatsapp-no-seu-tablet
2-Opção de segurança do Android
Por padrão o Android bloqueia a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para fazer a instalação a partir do arquivo, marque a caixa ao lado de Fontes desconhecidas (fig. 3) e confirme na janela que aparecerá. Isso irá permitir a instalação do aplicativo pelo arquivo APK.


como-instalar-o-whatsapp-no-seu-tablet
3-Opção Fontes Desconhecidas

Fazendo a instalação

Finalmente, vá ao gerenciador de arquivos do Android (fig. 4), na pasta Downloads (fig. 5), onde estará o arquivo baixado, para fazer a instalação. 


como-instalar-o-whatsapp-no-seu-tablet
4-Opção Gerenciador de arquivos
como-instalar-o-whatsapp-no-seu-tablet
5-Arquivo de instalação do Whatsapp
Para concluir, abra o arquivo e confirme as telas de instalação. Daqui em diante a instalação é semelhante à do smartphone: você deverá cadastrar seu número, lembrando que é necessário ter um celular em mãos para receber o código de confirmação e aguardar a configuração do Whatsapp.

Deixe seus comentários: dúvidas, críticas, sugestões... 


Imagens: tablet AOC Bleeze 7Y2241