15 de jan. de 2016

Como conectar internet no computador através do seu celular

Numa emergência, saiba como conectar internet no computador através do seu celular, usando-o como roteador. Siga os passos abaixo e não fique desconectado.

Muitas vezes ocorre da internet banda larga cair, num momento crítico. Tem trabalho de faculdade para enviar e está em cima do prazo; um documento importante do trabalho...

Como "plano B", seu celular pode ser a salvação. 

Aplicativos disponíveis

Existem vários aplicativos no mercado que permitem conectar a internet no computador, usando a rede de dados do celular smartphone, através da conexão USB: PdaNet, FoxFi, USB Tether PRO, entre outros. 

Alguns, no meu caso, sequer consegui baixar do Google Play, pois dava erro. Limito aqui a mostrar um que deu certo: o USB Tether PRO, num smartphone LG L40 D175, com o Sistema Android e usando o Windows 7 no computador. 

Haverá naturalmente algumas diferenças se o seu aparelho for de outro modelo ou marca, e em muitos casos pode não funcionar ou funcionar mal. As localizações das funções, nomes e configurações variam, mas no conjunto são semelhantes, considerando serem do mesmo Sistema. 

como-conectar-internet-atraves-do-seu
1-USB Tethering Pro


Com o aplicativo USB Tether PRO instalado, abrindo-o você terá a seguinte tela (fig. 1), onde aparece marcada a caixa ao lado de "Run when USB plugged", ou seja, ao conectar na USB, o aplicativo entrará em ação, podendo desmarcar e ativar manualmente no botão acima, "Run thetering". Mais abaixo mostra os dados da conexão: tipo, velocidade máxima, status de transferência de dados e velocidade de download/upload. Ao conectar sua rede de dados, ou internet do seu smartphone, o aplicativo detectará e mostrar esses dados (fig. 2).


como-conectar-internet-atraves-do-seu
2-Dados da conexão







Conectando então o celular no computador pelo cabo USB, surgirá a tela com as opções de conexão no celular. No caso aqui do LG, seleciona a opção "Vinculo - Compartilhar a rede móvel do telefone com o PC" (fig. 3). Se não aparecer automático, vá nas configurações ou ajustes do Android (geralmente com ícone formato engrenagem). Procure a opção de conexõesconexão PC (no caso do LG) ou similar e selecione a opção de compartilhar a rede móvel com o PC. 




como-conectar-internet-atraves-do-seu
3-Opções de conexão USB

Conferindo no computador:

No seu computador iniciará a instalação da conexão local (fig. 4):

como-conectar-internet-atraves-do-seu
4-Instalação da conexão no computador


como-conectar-internet-atraves-do-seu
5-Seleção do local da rede
A seguir pergunta o local para rede (fig. 5). Escolha Rede Pública. Conferindo no Windows Explorer em Painel de Controle - Rede e internet - Conexões de rede, aparecerá a conexão com o celular (fig. 6). 


como-conectar-internet-atraves-do-seu
6-Conexões de rede


O ícone de Rede na barra de tarefas aparecerá igual como se fosse uma conexão de rede/internet normal (fig. 7).

como-conectar-internet-atraves-do-seu
7-Ícone de conexão

Pronto! Só ficará limitada a internet ao tamanho em megabytes do pacote de dados da sua operadora.

Deixe seus comentários: sugestões, críticas e dúvidas.